Neste madrugada de 29 de julho de 2014, vai acontecer o ápice da chuva de meteoros Delta Aquarídeas, que pode produzir cerca de 20 meteoros por hora em seu pico.

De acordo com informações da Nasa, a Chuva de Meteoros Delta Aquarideas é um evento que acontece todo ano em meados de julho a meados de agosto.
A chuva de meteoros acontece como resultado do momento em que a Terra passa por campos de destroços deixados por dois cometas sungrazing, Marsden e Kracht que se despedaçam no espaço.
Não sei lhes dizer se há tradução literal para a palavra "sungrazing", mas explico-lhes que é um fenômeno que ocorre quando um cometa passa extremamente perto do Sol, com alguns poucos milhares de quilômetros de sua superfície, desfragmentando-se, a depender de seu tamanho. Quando estes cometas são maiores, começam a se desfragmentar e deixar pedaços para trás.
A chuva de meteoros tem esse nome porque o fenômeno parece se originar perto de Delta Aquarii, uma das estrelas mais brilhantes da constelação de Aquário.
O evento vai ser possível de ser observado de todo Hemisfério Norte e Sul, aproveitando-se do fato de que a lua no dia desta madrugada, estará menor e tornará o céu mais escuro, facilitando a visão.
A NASA avisa também que para poder ver a chuva de meteoros, o céu deve estar limpo e você deverá se localizar longe das luzes da cidade.
A chuva poderá ser vista à partir do escuro completo e com horário nobre duas horas antes do amanhecer. Em Brasília, o evento ocorrerá entre 2h e 4h da manhã, aproximadamente.
A cobertura ao vivo do evento começou às 22h30 pelo horário de Brasília, e está disponível no vídeo abaixo, diretamente do Centro de Vôo Espacial Marshall, da Nasa, em Huntsville, no Alabama.
Divirtam-se!