Hoje as estrelas ganharam mais um astro.
Stephen William Hawking, físico e pesquisador britânico, morreu hoje (14 de março de 2018) aos 76 anos, em sua casa na Inglaterra. A notícia foi dada pelos filhos Lucy, Robert e Tim à imprensa:
"Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje. Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos."
Hawking ficou conhecido pelo mundo todo como um grande físico, desde o começo de sua vida. Nascido em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu, no final da década de 1960 Stephen Hawking ganhou notoriedade com a sua teoria sobre a singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo.
Sua fama veio de forma mais intensa ainda, quando lançou ao público em geral, um livro explicando de forma detalhada o assunto entitulado de "Uma breve história do tempo", best-seller lançado em 1988 e ainda bastante latente nos dias atuais.
Além de todo o conhecimento aplicado e disseminado para todos, Stephen foi um exemplo de superação, inspiração e determinação ao conquistar tudo isso mesmo sendo atingido por uma rara doença chamada Esclerose Lateral Amiotrófica - ELA, uma doença degenerativa que faz com que se inicie a morte dos neurônios motores, que são as células nervosas responsáveis por todos os movimentos do corpo. A doença faz com que o paciente perca a capacidade de se mover, falar, engolir e respirar.
Aos 21 anos, os médicos o diagnosticaram e deram somente 3 anos de vida a partir daquele momento, porém, Stephen não se deixou vencer e a cada nova dificuldade, criou outro sistema para se comunicar e continuar a estudar e aprender.
Tratei de levar a vida mais normal possível e de não pensar na minha doença ou lamentar as coisas que não posso fazer, que não são tantas”, escreveu certa vez.
Stephen viajou de balão, flutuou em gravidade zero em uma estação espacial da Nasa, casou-se 2 vezes, teve 3 filhos, participou de seriados de comédia, lançou vários livros que renderam milhões em vendas, descobriu sobre o buraco negro, sobre a relatividade à teoria quântica para explicar a criação e o funcionamento do Universo e ainda foi inspiração para um filme sobre a sua vida.
Hawking ficou mundialmente conhecido como o gênio da cadeira de rodas com voz sintetizada, que veio de um programa de computador que se tornou sua característica e meio de comunicação com o mundo.

Tanto sua própria existência, quanto o filme, ajudaram a fazer com que o mundo entendesse um pouco mais sobre a ELA, assim como foi o desafio do 'balde de gelo', febre em 2014.
Hawking falece na mesma data de nascimento de Albert Einstein (14 de março de 1879) e deixa de mesma forma que os gênios a que suas datas se assemelham, um grande legado que será lembrado por gerações.
Que suas descobertas, estudos e paixões, sejam replicados e multiplicados por toda a humanidade, em um loop infinito até que alcancem as estrelas, assim como acreditava:
Olhe para as estrelas e não para os seus pés.
0 comentários
Obrigado pela visita! Deixe aqui seu comentário e seu site/blog que retribuirei! :) Volte Sempre!